quarta-feira, 10 de março de 2010

Aureléo

Apresento-lhes a nova palavra (verbo e adjetivo e substantivo) que acabou de ser incluida no Aurélio (alguém usa outro dicionário?): neide, que provém do tupiguaraní e significa loucura/doideira/surto/crazy/lok. Vamos aos exercícios?

1 - Conjugue o verbo "neide" no presente simples:
Re: Eu neido, tu neides, ele neide, nós neidamos, vós neidais, eles neidam.

2 - Pretérito
Re: Eu neidei, tu neidou, ele neidou, nós neidavamos, vós neidavas, eles neidavam.

-

Como adjetivo:

Ela é neide gente! Saiu correndo neidemente pelo corredor.
A palavra neide encontrada nessa frase, pode ser substituida sem nenhum problema pelo seu sinônimo.

Acho que deu pra pegar né? Então vamos ao exercício:

Empresa Índios: 16h00, Dia 09 de Março. Estava eu trabalhando neidemente em propostas de preço quando a Eliana que trabalha ao meu lado atende o telefone e fica com uma expressão neide na cara. Parecia que alguma neide estava ligando pra ela. Era a Neide do RH, neide de dores estomacais, pancreais, renais, figadais, eu sei lá! Corremos neidemente pra lá pra ajudá-la e quando chegamos percebemos que ela estava chorando neidemente de dores que segundo ela estavam insuportáveis. Ela tremia como vara verde. A única pessoa que poderia levá-la ao hospital era meu chefe que estava neidemente absorto na paciência do computador, jogando como se o mundo realmente não fosse acabar em 2012. Após chamá-lo ele veio em uma velocidade de - (gente, esse tracinho é um MENOS) 50 km/h até a sala da Neide com o intuito de ajudá-la? NÃO, mas apenas acalmá-la. Antes que eu e a Eliana neidássemos de vez, ele resolveu levar ela ao hospital (thank you God!).

Diálogo entre o médico e a Neide:

(...)
Médico: "Boa tarde Neide. Você está sentindo dores dos dois lados?
Neide: Não doutor. É uma dor desse lado (direito) e desse lado (esquerdo).
Médico: Hm......... zzzzzzzZZZZZZZzzzzzzzz
(...)

PS: Isso foi verídico.

Um comentário:

  1. HAHA, adorei!
    Você é incrivelmente NEIDE Léo, principalmente a sua criatividade [invejei]

    Parabéns pelo bloog.
    Apesar de não ter comentado nos outros posts, li todos :D

    se cuida \o
    (L)

    ResponderExcluir